Chega um momento na vida de toda pessoa que depende de computadores para trabalhar, estudar ou mesmo para jogar, que os problemas na utilização do equipamento já não podem ser ignorados. Mas quando formatar o PC?
Para definir isso, precisamos entender que formatar necessariamente implica em zerar o sistema operacional da sua máquina, o que pode ser um tanto assustador. E, apesar de ser constantemente recomendada, essa nem sempre é a melhor opção. Siga no texto para entender como formatar seu PC e quando isso é realmente necessário.
O que significa formatar o computador?
Formatar, como já dissemos, significa deletar todo o conteúdo do seu computador para, em seguida, reinstalar seu sistema operacional. E, apesar da necessidade de formatação ser bem conhecida pelas pessoas que possuem um PC, ela é considerada a última alternativa para resolver os problemas.
Isso acontece porque, além de demandar o backup de todos os dados e programas armazenados na máquina, esse é um recurso que leva a fama de parecer bem mais complicado do que de fato é.
Quando formatar o PC?
Antes de entrar no passo a passo da formatação do PC, é importante que você entenda qual é o momento certo de partir para essa opção. Afinal, tomar o caminho mais radical não tem volta, e muitas vezes é possível otimizar seu aparelho e fazer com que ele ganhe agilidade somente restaurando, escaneando a procura de vírus, limpando a memória RAM ou mesmo desfragmentando o disco.
Agora, se apesar de todas as tentativas você ainda se incomoda com a lentidão e travamentos, é realmente provável que seu computador precise de uma formatação. Dentre as muitas causas para isso estão os problemas no sistema operacional ou na atualização do sistema, a infestação de vírus e até mesmo a vontade de trocar os componentes de hardware e de fazer o repasse da máquina que, apesar de não estarem necessariamente ligados a problemas no computador, ainda exigem essa medida.
Nesses casos, formatar é a melhor saída porque, removendo todos os problemas, seu computador se torna como novo, pronto para ser usado por mais algum tempo. Mas formatar é mesmo tão difícil?
Como formatar o computador
A resposta para a pergunta anterior é: não! Primeiro, é fundamental que você faça um backup completo dos arquivos e configurações que deseja manter no computador. Finalizado esse passo, agora, sim, é hora de colocar a mão na massa.
Existem algumas maneiras de fazer esse trabalho, e você pode procurar um programa específico para isso, utilizar o disco de instalação ou até passar algumas horas vendo vídeos no YouTube para saber tudo sobre o assunto. Independentemente da forma escolhida, você precisa ter uma cópia do sistema operacional, que geralmente é fornecida pelo próprio fabricante.
Usuários de Microsoft têm a facilidade de conseguir fazer a formatação pelo próprio sistema. Veja como:
Windows 8 e 8.1
Aqueles que usam Windows 8 e 8.1 precisam criar um ponto de restauração. Isso pode ser feito seguindo os seguintes passos:
- Abra o “Menu Iniciar”;
- Pesquise por “Ponto de Restauração”;
- Clique em “criar um ponto de restauração”;
- Em seguida, clique em “Criar”.
Para restaurar o sistema, você precisa:
- Pressionar “Configurações”;
- Assim que outra janela for aberta, clicar em “mudar configurações do computador”;
- Depois, clicar em “atualização e recuperação”;
- Agora, clicar em “Atualize seu computador sem afetar arquivos” ;
- E, por fim, clicar em “Remover tudo e reinstalar o Windows” na opção “Introdução”.
Windows 10
Com o Windows 10 a formatação do pc é ainda mais simples.
- Abra o menu “Iniciar”;
- Clique em “Configurações”;
- Assim que a aba surgir, você deve selecionar “Atualização e Segurança”;
- Depois, no menu lateral esquerdo, a alternativa “Recuperação”;
- Em seguida “Restaurar o PC”;
- E em “Começar agora”.
Depois disso, você vai receber as opções “Manter meus arquivos” e “Remover tudo”, onde poderá fazer as configurações necessárias antes de clicar em “Avançar”.
E pronto! É importante lembrar que esse tipo de procedimento pode demorar alguns minutos ou até algumas horas, mas logo seu computador estará pronto para ser utilizado novamente. E, para evitar ter que fazer o procedimento novamente em breve, não esqueça de baixar um antivírus!
Vantagens e desvantagens da formatação
Apesar de existirem opções que permitem que os arquivos sejam mantidos, elas não são consideradas seguras, então a maior desvantagem da formatação é mesmo o trabalho de fazer a cópia dos dados e programas da sua máquina para outro dispositivo de armazenamento. Enquanto isso, sua maior vantagem está no fato de que a velocidade de inicialização do computador e seus programas se torna inegavelmente mais rápida.